menu Casa chevron_right
studio

Dia das Bruxas – Halloween

Administrador Studio | 15 de outubro de 2024

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado anualmente em 31 de outubro.

Segundo a origem da palavra, halloween é um termo derivado da expressão inglesa “hallow evening“. O termo hallow quer dizer “santo” e eve significa “véspera”, porque 31 de outubro é a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro.

Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo.

Assim, a festividade adaptou-se em cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween, em que as pessoas vestem fantasias e as crianças saem de porta em porta pedindo doces.

Halloween nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, onde o Halloween foi levado pelos irlandeses no século XIX, a data tornou-se uma das principais festividades da cultura americana.

Para comemorá-lo, são organizadas festas à fantasia, além do que as crianças costumam sair às ruas perguntando de porta em porta “Trick or Treat?” (“Gostosuras ou travessuras?”, em português).

Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” na casa da pessoa, como se fosse um “pequeno diabinho”. Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “travessura” mais comum durante o Halloween.

Dia das Bruxas no Brasil

Halloween é uma festividade muito recente no Brasil e foi trazida a partir da cultura norte-americana, presente em filmes e séries de TV.

No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões brasileiras sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o Brasil é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade.

Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto-lei nº 2.762/2003. Também comemorado no dia 31 de outubro, o Dia do Saci é uma “resistência pacífica” à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Escrito por Administrador Studio

Comentários

Este post tem atualmente nenhum comentário.

Deixe uma Resposta